“Oh, quanto amo a Tua lei ! É a minha meditação todo dia” (Sl.119:97).
Essa, deve ser a declaração, de todo aquele que se diz servo de Deus, e aliado a isso, o desejo de que todas as pessoas possam sentir o mesmo. Para que isso seja uma realidade, é preciso que essa Palavra chegue ao ouvinte, com clareza.
Nesse contexto, entra a Homilética, a arte de pregar um sermão, não simplesmente pregar, mas envolve técnicas, com a finalidade de tornar a mensagem mais fácil de ser compreendida.
O estudo da homilética, feito por meio de cursos básicos de teologia, não pode limitar-se ao principal líder da igreja. É importante que o pastor identifique no seu rebanho oradores em potencial, e invista na vida e a formação dele.
MAIS PESSOAS OUVINDO
Quando um pastor investe na formação de líderes preparados para pregar a palavra de Deus, ele está ajudando na disseminação do Reino. Quanto mais pessoas preparadas para falar, mais pessoas terão acesso a mensagem de salvação.
Como ouvirão se não há quem pregue? Invista na formação teológica de suas ovelhas. Elas precisam estar prontas a pregar para os que ainda não ouviram.
COMPARTILHE RESPONSABILIDADES
Para a expansão do reino e manutenção da saúde física e mental do pastor, é importante que ele tenha consciência da importância de compartilhar responsabilidades.
Um pastor nunca será capaz de levantar novos líderes se não estiver disposto a permitir que outras pessoas compartilhem a responsabilidade de ensinar o corpo de Cristo.
De fato, é perigoso deixar que pessoas não qualificadas assumam o púlpito de uma igreja. Por isso, é importante observar se a pessoa tem as qualificações bíblicas para ensinar e admoestar a igreja (Tito 1. 5-9), além disso, é importante investir na capacitação por meio de cursos básicos de teologia.
TEMPO PARA ESTABELECER PRIORIDADES
Quando um pastor tem em seu corpo de membros pessoas aptas a ministrar a palavra, ele torna-se apto a estabelecer prioridades e dividir as cargas.
Investindo na capacitação de pregadores, levando-as ao exercício da exposição bíblica, com segurança e sabedoria, o pastor poderá dar oportunidade para que outras pessoas preguem. Dessa forma o pastor poderá desfrutar de tempo para outras prioridades: Tempo com Deus, Família e cuidado com as Ovelhas.
Nesse tempo, onde as pessoas estão intensamente vulneráveis, e a Palavra de Deus, tratada de uma forma tão irresponsável por alguns, a Escola de Teologia do Espírito Santo chega como aliada.
Invistam nos líderes que fazem parte de seu ministério. Esse investimento resultará em bênção .
A maior contribuição que podemos dar às pessoas é a revelação do quanto esse relacionamento produz vida.