Foi num contexto de grande desordem que Deus levantou o profeta Jeremias para dizer: “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração”. Israel vivia um tempo de profunda desobediência, pois havia virado as costas para o Senhor, prostituindo-se de todas as formas perante outros deuses.
E os pastores prometidos por Deus chegaram.
“Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres”. As palavras do salmista atravessaram as barreiras do tempo e espaço, e chegam ao nosso coração como um cântico de louvor a Deus pelos líderes que tem levantado em nossa geração.
Toda nossa gratidão ao Senhor por despertar pastores que amam mais a Deus do que a seus ministérios. Pois, somente assim, tornam-se aptos a tratar das ovelhas enviadas pelo próprio Criador com o cuidado e zelo necessário.
Na Bíblia encontramos algumas características do pastor. Aqui no blog queremos destacar algumas delas:
– Pastores que apascentam com ciência e inteligência:
“E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. (JEREMIAS 3:15).
Cuidar das ovelhas com ciência e inteligência está ligado ao discernimento do líder na condução do rebanho. A Inteligência do pastor está relacionada a capacidade vinda de Deus para apresentar certezas absolutas que respondam as dúvidas do rebanho.
– Pastores que pastoreiam com amor:
Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez: você me ama? E lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas”. (JOÂO 21:17).
No versículo acima, o próprio Jesus evidencia a principal missão do Pastor: AMAR. O amor expresso no cuidado do rebanho é a base do ministério pastoral. Estes servos só são capazes de entender o amor por terem aprendido a amar com aquele que é a personificação do AMOR: JESUS.
No último Domingo foi comemorado o dia do Pastor, e o nosso mais sincero desejo é que Deus esteja capacitando estes escolhidos a apascentar as ovelhas com ciência, inteligência e amor.
A Bíblia no ensina a dar honra a quem merece honra. No caso do pastor, a orientação é diferente, a escritura vai nos orientar a apresentar dupla honra a esses escolhidos (1 Timóteo 5.17).
Em nome da Escola de Teologia do Espírito Santo queremos honrar duplamente a todos os pastores. Muito obrigado pela parceria e visão de capacitar teologicamente os membros da igreja.