Um provérbio chinês diz que “Se você quer resultados para um ano, plante trigo. Se você quer resultados para dez anos, plante árvores. Se você quer resultados para toda uma vida, plante pessoas”. A grande maioria das igrejas e denominações hoje estão sofrendo com a falta de líderes. Talvez a maioria esteja plantando apenas trigo e esperando colher resultados rápidos.
Quando falo em “plantar pessoas” penso em capacitar novos líderes. Isto significa não apenas garantir o presente da igreja, mas principalmente assegurar o futuro.
Plantar pessoas no Reino significa criar um programa de capacitação de líderes que começa com o foco na missão da igreja, passa pelo discipulado, ensina tudo que Jesus mandou e por fim delega aos líderes o poder para cumprirem o chamado de Deus.
As pessoas que serão capacitadas precisam saber porque estarão sendo treinadas, e qual será o seu objetivo no momento em que forem enviadas para cumprir sua missão. Um programa de treinamento, requer mudanças na própria estrutura organizacional da igreja, a fim de não treinar pessoas para atividades falidas.
Se a igreja decidir desenvolver-se através de pequenos grupos ou células por exemplo, a formação de líderes para este ministério é bem diferente de apenas dar cursos de capacitação para os novos líderes. Eles precisam entrar num processo que se inicia com o discipulado até poderem exercer a liderança. Foi isto que Jesus fez em seu núcleo de capacitação de líderes. Além disto estes líderes em formação precisam também de encontros de capacitação. No entanto, só cursos ou encontros de capacitação não formam novos líderes.
Um programa de capacitação de líderes de longo prazo pode produzir resultados altamente positivos para a igreja. A dinâmica da igreja passa a ser diferente. Os bons líderes começam a delegar e surge um processo de descentralização. Haverá interdependência entre os ministérios e isto trará crescimento para a igreja. O conteúdo das pessoas passará a valer mais do que as suas aparências; o ensino bíblico será mais valorizado.
É por este motivo que o grande desafio das igrejas hoje é criar um processo de longo prazo de capacitação de líderes. Não bastam palestras ou cursos soltos.
O programa de treinamento de Jesus com os doze discípulos tinha duas bases: vivencia pratica de discipulado no dia a dia e momentos de capacitação transmitindo verdades, princípios, valores e discussão de casos. As duas coisas formaram os homens que revolucionaram o mundo e levaram as boas novas para todos os lugares.
Se isto te desafia, dê o próximo passo. Organize um processo de capacitação de líderes em sua igreja. Plante pessoas pois elas frutificarão discípulos e líderes servos.
Pastor Josué Campanhã é autor de 17 livros na área de liderança cristã e planejamento, recebeu o prêmio literário Areté, da Associação de Editores Cristãos por quatro vezes, como melhor autor em liderança e é pastor há mais de 35 anos.
O Pr. Josué Campanhã há algum tempo nos enviou alguns artigos para publicarmos, voltados ao coração do líder e pastor cristão brasileiro, artigos que publicaremos com frequência.