“Teologia é para quem quer ser pastor”: Acredite. Ainda existem pessoas que pensam assim.
O estudo teológico está cada vez mais acessível e disponível. A ESUTES, por exemplo, tem ao longo de anos apoiado igrejas e pessoas em todo o país a crescerem e se consolidarem na fé em Cristo. Mais do que isso, a escola de Teologia do Espírito Santo tem deixado um legado de conhecimento e de formação de liderança por todo o Brasil.
Mas qual motivação para conhecer mais do Ser Supremo? Vamos apontar apenas quatro razões, entre as muitas que poderíamos enumerar, para você começar a fazer teologia hoje mesmo!
1 – Estar apto a explicar a razão da sua fé.
O livro de Tiago ressalta a importância de fazermos isso, “dar as razões de sua esperança” 1 Pedro 3:15. Em nosso tempo, somos constantemente bombardeados por informações enganosas, e por questionamentos maliciosos. O curso de teologia vai te dar subsídios para responder a todos que te questionarem a fé.
2- Conhecer com profundidade o Amor de Deus
A bíblia é um livro incrível, onde todos os atos apontam para a figura de Jesus Cristo, evidenciando o amor do Criador. No estudo da Teologia você vai ter acesso a detalhes maravilhosos sobre o amor de Deus.
Por exemplo, você sabia que Deus permitiu que José fosse vendido para preservar a descendência da promessa? (A gente vai explicando essas e outras histórias ao longo dos textos do nosso blog)
3 – Conhecer a história da Igreja
A igreja de Cristo tem alterado a história da humanidade ao longo dos séculos. As histórias são muitas, inúmero mártires e heróis constroem o legado da igreja na terra. No curso de teologia você vai ter acesso a história da igreja ao longo de todo esse tempo. Tudo com profundidade, possibilitando uma análise mais detalhada do que está exposto nas escrituras.
Por exemplo, você sabia que um homem ajudou a “salvar” toda a história do novo testamento usando um caixão? (A gente vai explicando essas e outras histórias ao longo dos textos do nosso blog)
4 – Entender o contexto histórico e social
Durante a leitura da bíblia é fundamental entender em qual contexto cada livro, história e carta está inserido. Esse entendimento possibilita ao leitor a compreensão completa sobre alguns relatos.
Por exemplo, em Salmo 137 a bíblia usa a expressão “esmagar nenéns contra a rocha”. Você sabe qual o contexto em que esse texto foi escrito? (A gente vai explicando essas e outras histórias ao longo dos textos do nosso blog)