A leitura faz parte da natureza do pastor, pois no seu dia a dia convive com a leitura devocional da bíblia e o preparo de sermões e estudos. Diante de um mundo de livros e artigos teológicos, nem sempre é fácil escolher um livro para ler.
A leitura é fundamental na caminhada ministerial de um pastor. Do ponto de vista teológico, um bom livro pode auxiliar no fortalecimento dos fundamentos da fé, bem como auxiliar no preparo de sermões. Do ponto de vista ministerial, a leitura ajuda o pastor na educação eclesiástica, na tarefa de exortar e aconselhar o rebanho.
Separamos algumas sugestões de livro para pastores.
1. PREGAÇÃO E PREGADORES – D. M. LLOYD JONES
Ao longo do livro, o autor transmite humildemente aos pregadores todo o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos, através da meditação nas Escrituras, estudo da história da igreja e de sua experiência pastoral. Ele chama a atenção do pregador, lembrando que a pregação deve ser fiel, fruto de uma boa hermenêutica, exegese, preparo, estudo, sensibilidade e oração.
2. DE PASTOR A PASTOR – HERNANDES DIAS LOPES
Tomando como base os escritos de Paulo a uma Igreja ainda em formação e muitas referências a outros homens de Deus que enfrentaram os desafios de portar o cajado pastoral, Lopes resume sua argumentação em oito pontos. “Os perigos do pastor”, “Os sofrimentos do pastor” e “O salário do pastor” são alguns deles, enfatizando aspectos e riscos cotidianos da atividade pastoral. Já em “O preparo do pastor” e “A vida devocional do pastor”, a ênfase recai nos princípios que devem nortear aqueles que, à semelhança do rei Davi, querem ser líderes segundo o coração de Deus. “A vida do pastor é a vida do seu pastorado” é uma frase que resume a obra; mas De: Pastor A: Pastor vai muito além disso. O livro é a demonstração clara de que o sermão mais difícil de ser pregado é aquele que o pastor prega para si mesmo e sua mensagem é transmitida pela própria vida.
3. IRMÃOS, NÓS NÃO SOMOS PROFISSIONAIS – JOHN PIPER
Neste livro, o experiente autor vai abordar as evidentes diferenças entre um ministro e um profissional secular. Em suas próprias palavras ele explica que os pastores estão sendo massacrados pela profissionalização do ministério pastoral, e ressalva que a mentalidade do profeta não pode ser similar a do profissional. “O profissionalismo não tem nada que ver com a essência e o cerne do ministério cristão. Quanto mais profissionais desejamos ser, mais morte espiritual deixaremos em nosso rastro. Pois não existe a versão profissional do “tornar-se como criança” (Mt 18.3); não existe compassividade profissional (Ef 4.32); não existem anseios profissionais por Deus (Sl 42.1),” ressalta Piper.
4. CUIDADO PASTORAL EM TEMPOS DE INSEGURANÇA: UMA HERMENÊUTICA TEOLÓGICO-PASTORAL – PR. RONALD SATHLER-ROSA
O ponto chave do livro é o princípio do cuidar. Cuidar implica em relacionamentos baseados em fidelidade e motivação para servir de elo que facilite o livro caminhar de pessoas, famílias, grupos e comunidades pelo deserto do abandono a si mesmos, pelas ameaças à vida, com determinação, esperança e cercados de amizade.
Que toda leitura seja para a glória de Deus, e eficiente na edificação pessoal e ministerial do pastor.
Graça e paz!
como adquirir os 4 livros?