O sermão é um dos momentos mais importante do culto. É por meio da ministração da palavra que a igreja é admoestada, ensinada e encorajada. Sendo assim, é fundamental que aqueles que se propõe a anunciar o Reino de Deus procurem excelência na forma como fazem.
No curso da Escola de Teologia do Espírito Santo, o aluno tem acesso a um material completo sobre homilética. Durante o estudo, o aluno aprende técnicas que tornam a mensagem mais clara e eficaz aos ouvintes. Entende-se a homilética como um método muito importante no culto a Deus, um caminho trilhado pelo pregador para apresentar a mensagem de salvação de forma acessível a todos os ouvintes.
Para deixar um gosto de quero mais, ao longo deste texto você vai encontrar algumas informações inerentes ao estudo da homilética.
OS TIPOS DE SERMÃO
Durante o estudo da homilética você vai aprender que existem pelo menos 3 tipos de sermão. São eles:
Temático: é o sermão onde você encontra um tema fora da bíblia e traz para o texto bíblico.
Textual: tem uma característica que é estruturado a partir do texto bíblico. a introdução , desenvolvimento e conclusão do sermão textual como o nome já diz vêm de um único texto escolhido pelo pregador.
Expositivo: O sermão expositivo é estruturado em torno de um texto, que nor-malmente é mais extenso que o usado no sermão textual. Em que o pregador vai detalhando versículo por versículo.
A ESCOLHA DO TEXTO BÍBLICO
O texto bíblico é fundamental, pois é ele que vai dar autoridade ao sermão. O que vai ser falado precisa ser respaldado por uma verdade bíblica. O texto pre-cisa ser coerente, sendo assim, é importante analisar o contexto em que aque-le trecho foi escrito, para que não se torne o pretexto para embasar uma ideia pessoal.
Sobretudo, o texto a ser utilizado deve vir sob a orientação do Espírito Santo.
No estudo da homilética você vai ter acesso a informações que vão te auxiliar na escolha do texto bíblico para um sermão.
AS PARTES DO SERMÃO
No estudo da homilética aprendemos que um bom sermão é estruturado em 3 partes, são elas:
Introdução: É o momento em que o orador conquista a atenção do ouvinte. Neste ponto ele apresenta a relação do que vai ser tratado com a vida de quem o ouve.
Desenvolvimento: É o momento em que o pregador visa comprovar biblicamente as verdades apresentadas na introdução. O desenvolvimento é organizado em pontos, também chamados de divisões.
Conclusão: Visa principalmente convencer os ouvintes a tomar uma decisão favorável à mensagem.
O estudo da homilética é muito mais amplo. Por isso, neste texto te apresentamos apenas alguns importantes tópicos abordados neste tão amplo campo de conhecimento.
Bons estudos e que o Criador possa usar a você como precioso instrumento na divulgação de Sua Palavra!