Durante três anos, Jesus treinou doze homens para que dessem continuidade à Sua obra, assim que voltasse para o Pai. Os doze viram de perto as maravilhas que o Jesus fazia por onde passava, e sobretudo, foram capacitados, admoestados e ensinados.
Eis que chega a hora da verdade. Cabe aos discípulos a divulgação da mensagem, não apenas na região da Judéia, mas até os confins da terra. O mundo daquela época sofreu uma reviravolta.
Discípulos de Cristo, causaram um grande “alvoroço”, entendendo que foram enviados ao mundo, para que o testemunho da verdade, através de suas vidas, alcançasse novas pessoas.
A mensagem de transformação atravessou as barreiras do tempo e do espaço e chegaram até os nossos dias. O propósito de abençoar as famílias da terra continua intacto.
Você, recém-formado em teologia, se preparou, buscou conhecimento teológico, aprendeu sobre estratégias de evangelização, rebuscou na Palavra de Deus caminhos e força, para continuar firme e perseverante. E enfim, se formou num curso de teologia. Mas, e agora?
Apresente-se à sua igreja
É dentro da igreja, instituição criada pelo próprio Jesus, que o teólogo precisa estar. Não no sentido de limitar-se a um trabalho institucional, mas entendendo a importância de manter a comunhão com os santos.
Ao se formar em teologia apresente-se à sua igreja como um cristão preparado e pronto a atuar ministerialmente. Converse com o seu pastor, fale sobre seu chamado e explique que se preparou por meio de um curso de teologia para exercer melhor cargos de liderança dentro da igreja.
Aconselhe e discipule pessoas
O curso de teologia gera no aluno conhecimentos profundos a respeito dos propósitos de Deus para as pessoas. É importante que o conhecimento seja revertido em algo prático.
Existem locais onde as pessoas apresentam-se em um estado emocional de grande fragilidade: Hospitais, presídios, asilos ou orfanatos. O teólogo pode desenvolver um trabalho nestas instituições com o objetivo de levar conforto espiritual para essas pessoas e também para seus familiares.
Entenda seu chamado
Acredite, Deus te chamou para coisas grandes.
Após a formação teológica é importante entender qual é o chamado ministerial de Deus para a sua vida. O chamado é irresistível e intransferível.
Em oração busque respostas no Senhor. Peça a Ele discernimento para entender como e onde você deve exercer seu ministério. Você pode utilizar todo seu conhecimento teológico em várias áreas, por exemplo: Ensino, pastoreio, discipulado, diaconato.
Discípulo deste século. Salvo para fazer a diferença neste mundo. Enviado para mostrar que existe uma esperança. O campo está pronto para a ceifa. Este é o seu desafio: Lançar mão de todo aprendizado e ganhar almas para Cristo.