Paulo, escrevendo aos Filipenses (Fil. 1:3-11), mostra uma grande lição de liderança. Como líder, se preocupa com os seus cooperadores da igreja de Filipos, e destaca que quer vê-los bem, integrados, e investe tempo na intercessão por cada um deles.
O líder da Igreja local, pode assumir a mesma postura de Paulo. É papel do pastor a inserção de vocacionados no ministério.
Pastor, quando uma de suas ovelhas se forma num curso de teologia ela está dando um passo gigante em direção a ser um líder promissor dentro do reino. Faça como Paulo, demonstre preocupação, integre-os e invista tempo.
DEMONSTRE ATENÇÃO
O recém-formado num curso teológico está com todo o gás para trabalhar. Diante deste contexto é importante que o pastor demonstre atenção e cuidado, afim de reverter toda a energia e disposição do teólogo, em frutos para o Reino.
Ao sentir-se cuidado por um pastor, o líder vai estar cada vez mais atento aos direcionamentos dados por ele. Pastor, demonstre interesse pelo chamado e vida ministerial da sua ovelha. Dessa forma ela será mais uma cooperadora do seu ministério.
INTEGRE
Pastor, quando um membro da sua igreja te procurar para falar que se formou em teologia tente ajudar na integração ministerial dessa pessoa. Após uma boa conversa, seu felling e direcionamento do Espírito Santo vão te ajudar a entender qual a melhor área para integrar aquele irmão.
Procure entender também quais são as expectativas e capacitações do membro recém-formado em teologia, dessa forma você terá subsídios para saber em qual área do ministério ele poderá trabalhar.
INVISTA TEMPO
A melhor forma de ensinar é por meio do exemplo. Pastor, permita-se ser seguido. Mantenha contato de perto com o líder recém-formado, andar junto com alguém com mais experiência ministerial vai ser fundamental na formação do líder.
Separe na sua agenda momentos de oração e conversas com o futuro líder. Invista tempo na formação de cooperadores.