A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln)
No exercício de sua liderança, o Pastor precisa priorizar algumas áreas de atuação, para que o retorno em benefício do Reino, seja garantido. Diante de uma rotina intensa de cultos, visitas e aconselhamento, coisas urgentes vão aparecendo e atropelando momentos essenciais.
Por exemplo, SEU TEMPO COM DEUS. É preciso gastar um tempo de contato pessoal com o Senhor, a fim de manter um conhecimento pessoal e íntimo da Sua Pessoa. A caminhada ao lado do Eterno exige tempo e relacionamento. Ele é a razão do que somos, vivemos em função dele e para o louvor de seu nome.
FAMÍLIA: o mundo caminha em direção à desvalorização da família, porém o Pastor procura olhar para essa instituição, criada por Deus, de forma que seja preservada como o Senhor mesmo espera. O hábito de sentar à mesa, conversar com os filhos e dar atenção a esposa devem ser preservados sob o prisma de que a família é o primeiro ministério de todo grande líder.
CUIDAR DE OVELHAS: essa é uma das grandes responsabilidades do líder, de forma que a Palavra de Deus diz que no fim, ele prestará conta. Deus deu aos pastores os privilégios de estar ao lado dos santos.
CAPACITAÇÃO DE LÍDERES: como líder, o Pastor se preocupa com o bem-estar de seus cooperadores, ensinando e investindo tempo na qualidade de uma vida de testemunho, que servirá de engrandecimento do próprio Deus.
Essa é uma das finalidades da Escola de Teologia do ES: permitir ao aluno, a capacidade de exercer liderança, baseado nos ensinamentos vindos de seu pastor.
O líder se dedica a ensinar sua ovelha, levando-a a alcançar a maturidade espiritual. A partir daí essa ovelha está apta a auxiliar o ministério pastoral.
Investindo em vidas, pessoas comuns, levando-as ao exercício da evangelização, com segurança e sabedoria, a base se tornará sólida, pois assim, o Pastor poderá desfrutar de tempo, para as prioridades no ministério: Tempo com Deus, Família e Cuidado com as Ovelhas.
Aos pastores:
Nenhum megaevento substitui o que é prioritário. Deus o chamou para cuidar de pessoas. Dedique-se a isso. Cumpra com louvor aquilo que Deus deu-lhe como missão. Identifique líderes que poderão caminhar ao seu lado como cooperadores, e os forme por meio do ensino teológico, para que assim você tenha mais tempo e vigor para cumprir o que é prioritário e desfrutar de um ministério pastoral mais leve, alegre e prazeroso, apesar das responsabilidades.
Boa noite,
Deus abençoe esta escola e que cada dia cresça mais em Cristo nosso salvador, muito boa a orientação, nos leva ao caminho que devemos andar com Deus e ter a sabedoria de buscar e entender quando o Espirito Santo nos fala.
Abraços e ficam na Paz do senhor.