Ao longo do livro de Atos o autor vai discorrer sobre o crescimento da igreja de Cristo na terra. Usando a bíblia como base, entendemos que o desenvolvimento da igreja está ligado aos que “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. A resposta para esta ação está diretamente ligada ao crescimento “acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.
O modelo ideal de igreja é aquele que se adequa ao padrão bíblico e a realidade em que cada uma está inserida.
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.
1 Coríntios 3:6-8
O processo natural de crescimento obedece um padrão: existe os que plantam, os que regam e os que usam os dons espirituais para o crescimento espiritual da igreja. Porém, quem dá o crescimento é o Senhor.
Para entendermos o crescimento da igreja sob a perspectiva bíblica, vamos nos ater ao principal versículo sobre o assunto. Em Atos 2:42, a bíblia diz: Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Ensino dos apóstolos
O texto aponta que o crescimento está ligado ao estudo e ao ato de repassar o que foi aprendido. Repare que o texto bíblico é específico, não é qualquer ensino. Dentro da igreja é importante que o ensino dos apóstolos seja divulgado, tornando a Palavra de Deus o plano central na vida em comunidade/igreja.
Diante disso, é importante buscar um aperfeiçoamento. A Escola de Teologia do Espírito Santo se coloca nessa brecha, apresentando-se como uma escola séria que tem levado o ensino teológico para todo o Brasil.
Ao ensinar a palavra de Deus de forma dedicada a uma pessoa, eu a torno um líder em potencial que futuramente contribuirá para o crescimento da igreja.
Comunhão
Um dos sinais da atuação do Espírito Santo na Igreja Primitiva era a comunhão entre os seus membros. Ao ponto em que os membros dividiam tudo que tinham e repartiam com os mais necessitados. A igreja é a concentração de pessoas que por mais diferentes que sejam são capazes de olhar para o outro como irmão.
A igreja é viva e pertence a um Deus vivo. Por meio dEle e para Ele que todas as coisas existem. Sendo assim, a igreja cresce de forma natural, não é o resultado de uma técnica. É o resultado da misericórdia do Senhor sobre as nossas vidas. Uma igreja saudável cresce espiritualmente, e o crescimento numérico será um reflexo da saúde da igreja.