Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil. Em um tempo de tantas tecnologias prontas a distrair a atenção da plateia, manter uma conexão com o ouvinte parece ser cada vez mais difícil.
Algumas atitudes podem te ajudar a conquistar a plateia. Ao ganhar a confiança e atenção das pessoas, você deu o primeiro passo para ser ouvido.
Lembre-se, não basta ter um bom material. É preciso ter uma postura convincente, uma boa oratória e um fala clara e objetiva.
Dentro do ambiente de igreja essas dificuldades se potencializam, dada a importância da mensagem a ser transmitida. Ao anunciar o evangelho de Jesus, é importante que você o faça da melhor forma possível. Preparamos 3 dicas para você:
1 – Saber para quem irá falar.
Procure informações sobre a sua plateia, dessa forma você poderá adaptar o seu discurso de acordo com nível cultural, hábitos e gosto de quem está ouvindo. Conseguindo atender as demandas e necessidades do seu ouvinte.
2 – Ter domínio sobre o conteúdo a ser dado.
Dominar os temas abordados durante a preleção é fundamental.
Diante disso, é fundamental uma capacitação. A bíblia vai orientar “esteja apto a dar razão a sua esperança’. Cumprir essa verdade e transmitir os ensinamentos, está diretamente ligado a ter uma capacitação continuada.
A ESUTES, pode te ajudar nessa caminhada. Somos uma Escola de Teologia que promove o ensino bíblico dentro das igrejas. Ao longo de anos temos apoiado igrejas e pessoas em todo o país a crescerem e se consolidarem na fé em Cristo. Mais do que isso, a escola de Teologia do Espírito Santo tem deixado um legado de conhecimento e de formação de liderança por todo o Brasil.
3 – Além da Bíblia, usar outros recursos que facilitem o interesse e aprendizado.
Ferramentas de ensino ajudam na didática do palestrante e na compreensão do ouvinte. A bíblia deve ser sempre o seu principal suporte, mas nada impede que utilize outros recursos, tais como:
– Exibição de vídeos;
– Apresentação de slides;
– Utilização de aplicativos de celular;
– Consulta a livros;
4 – Ser cheio e direcionado pelo Espírito Santo de Deus.
Deus é o dono de todas as coisas, por meio dele é liberado os dons e talentos. Sendo assim, sua principal ação na busca por ser um bom orador, deve partir da busca incansável de conhecer mais sobre o Criado. Faça isso por meio da leitura da bíblia, oração e jejum.
Ao preletor,
Tenha em mente que através de uma “boa preleção”, você despertará a motivação para o conhecimento da Palavra de Deus, bem como o estímulo do prazer em servir ao Senhor.
Assim, como mediador do conhecimento, você fará com que o indivíduo, alcance um relacionamento próximo, com Jesus Cristo e siga-O.
E de muita importância para mim está participando desse mistério do conhecimento da palavra de Deus,e ser um canal de transmissão do reino de nosso soberano DEUS..