O pastor de ovelhas recebeu de Deus um sublime e ao mesmo tempo, múltiplo chamado: o chamado para cuidar, orientar na caminhada, proporcionar bom alimento ao rebanho.
Como bom despenseiro do Reino de Deus o pastor é também chamado a proporcionar o melhor às ovelhas de Cristo. E o que há de melhor a se oferecer aos liderados do que um alimento sólido e consistente, que é Palavra de Deus estudada de modo sério?
No dia 29 de Outubro, se comemorou no Brasil o dia do Livro. Instituído por Dom João VI em 1810 para comemorar a fundação da Biblioteca Nacional, o dia do livro torna-se um convite a nos lembrarmos de imediato ao estudo da Palavra de Deus, a Bíblia sagrada, o livro dos livros.
A Bíblia é a publicação mais vendida no mundo, mais traduzida, mais lida e também a mais querida do planeta.
Aliados à Bíblia, estão os livros de teologia que buscam trazer luz sobre o estudo da Bíblia e da teologia, o estudo ou tratado sobre Deus.
Sabemos ser a Bíblia a maior e única fonte fidedigna sobre Deus, mas há de se falar com muito respeito e até carinho dos livros de Teologia, escritos por homens, é claro, mas homens que com zelo têm buscado com ardor nas palavras da Bíblia, o saber mais profundo sobre Deus e seus mistérios.
Os livros teológicos escritos por homens que se deixam guiar pelo Espírito de Deus, têm sim, de fato, lançado luz ao estudo da Bíblia Sagrada, as Sagradas Escrituras, embora saibamos ser ela a suprema e completa revelação sobre o Altíssimo.
Aliadas também do saber, surgem as novas tecnologias de leitura, como o kindle, os celulares que carregamos no bolso, onde podemos nele acessar verdadeiras bibliotecas de conhecimento bíblico e secular, tudo ao alcance de cliques. Desse modo, o livro se torna ainda mais democrático e acessível.
Capitaneados por esse conhecimento teológico e secular estão os cursos de teologia que têm ganho força no Brasil.
Muitos pastores e líderes no Brasil têm sido despertados pelo desejo de um estudo bíblico mais sério e aprofundado oferecendo uma escola dominical mais forte e também uma preparação mais sistemática aos líderes de ministério da igreja ou membros mais desejosos de se aprofundar na teologia bíblica.
Isso, através de escolas de líderes ou cursos de teologia desenvolvidos na igreja ou em parceria com escolas de teologia comprovadamente sérias e com boa fama.
E assim deve ser feito. Essa é nossa responsabilidade como líderes de rebanho. Lembremo-nos que o Ide de Jesus registrado em Mateus 28: 19 e 20 envolve discipulado e ensino.
Que motivemos nossos liderados cada dia a crescerem de modo pessoal, seja através do incentivo à leitura da palavra, até a aplicação de um curso de teologia na igreja local.
Estudar a Bíblia e a teologia é certeza de crescimento pessoal, de crescimento da igreja local e de expansão do Reino de Deus.